segunda-feira, 9 de julho de 2018

Petrópolis vai castrar mil cães e gatos em projeto para famílias de baixa renda

Ação é para controlar e reduzir a população de animais abandonados nas ruas

Cães e gatos passarão por castração gratuita em Petrópolis (Foto: Luciano Ferreira/PCR/Divulgação)

Petrópolis, na Região Serrana do Rio, inicia nesta segunda-feira (9) o projeto de castração gratuita com o objetivo de esterilizar mil cães e gatos até a sexta-feira (13), segundo a Prefeitura. O serviço será realizado em animais de pessoas que recebem o Bolsa Família e se cadastraram no projeto.

A ação é para controlar e reduzir a população de animais abandonados nas ruas. De acordo com a Prefeitura, o serviço tinha sido interrompido em 2016 e retorna por meio de parceria com uma clínica veterinária.

O primeiro grupo a ser beneficiado são os moradores do Castelo São Manoel, em Corrêas. O atendimento será feito no Ciep Cecília Meireles. Caso as mil castrações não sejam, os cadastros terão continuidade no Jardim Salvador.

"Os animais que tiverem a operação marcada na parte da manhã deverão fazer a última refeição na véspera o mais tarde possível e os donos devem ter certeza de que eles se alimentaram bem. Eles devem retirar a alimentação e deixar apenas água à disposição até às 7h", explica a diretora de Vigilância em Saúde, Elisabeth Wildberger.

A partir das 7h, a orientação é retirar também a água. Os animais que forem operar na parte da tarde deverão ser alimentados no máximo até às 8h do mesmo dia. A água pode ficar à disposição até às 10h.

Os atendimentos no Ciep começam às 8h. A unidade fica na Estrada União e Indústria, 2822.

Fonte: G1


________________________________________

Notícias relacionadas:

09/07/2018 - Controle populacional de gatos em Niterói adapta mais de cem colônias
09/07/2018 - Londrina terá Castramóvel para o controle de natalidade de animais
05/07/2018 - “Castramóvel”: Rio Claro receberá veículo para castração de cães e gatos
10/10/2017 - Campos do Jordão receberá o 4º Encontro de Parlamentares e Ativistas da Causa Animal – EPACA no dia 28 de outubro
05/09/2017 - Campanha de castração de animais no Distrito Federal abre mil vagas
05/09/2017 - Zoonoses de Valparaíso realiza evento de adoção de animais em 16 de setembro
19/11/2016 - Castração traz benefícios para o animal e evita abandono de filhotes
17/01/2016 - Atendimento gratuito para animais carentes em São Carlos/SP

Controle populacional de gatos em Niterói adapta mais de cem colônias

Inaugurado há um ano, centro fez duas mil castrações de animais

Felinos. Gatos castrados no centro de controle e que serão encaminhados para adoção - Pedro_Teixeira / Pedro Teixeira

Implantadas em 2015 e expandidas no ano passado com a inauguração do Centro de Controle Populacional de Animais Domésticos (CCPAD), no Fonseca, ações para o controle de gatos adequaram mais de cem colônias, castrando cerca de dois mil felinos na cidade. O trabalho foi elaborado a partir de um mapeamento anterior à criação do CCPAD, que está completando um ano na próxima semana. Nesse primeiro ano de funcionamento, o centro fez outras duas mil castrações de cães e gatos em toda a cidade.

Segundo o coordenador municipal de Defesa Animal, Marcelo Pereira, a política de capturar, esterilizar e devolver (CED) os felinos às colônias é feita com sucesso em diversos países. Ele afirma que, em Niterói, todas as colônias estão controladas, incluindo as maiores como as do Horto do Fonseca e a do Cemitério de Charitas.

— Muitas pessoas não entendem o motivo de devolvermos os gatos, mas, se removermos uma colônia 100%, criamos um vácuo, e uma nova colônia se formará. Quando castramos todas as colônias, elas se controlam, e não há riscos de proliferação populacional nem de zoonoses. Hoje, gatos são vítimas de uma doença que é transmitida para pessoas também, a esporotricose. Eles não são vilões, como muitas pessoas pensam, já que a doença está no meio ambiente e vai continuar mesmo se acabarem com todos os gatos — explica Pereira.

Na CED, os gatos adultos são devolvidos às colônias, e os filhotes, sempre que possível, são destinados à adoção, em feiras promovidas na cidade. A próxima feira do CCPAD acontece amanhã, no Campo de São Bento. O centro também está promovendo um trabalho de conscientização de proteção animal junto a alunos da rede pública.

— Os animais encaminhados pelo CCPAD para adoção têm um microchip de identificação. A meta é, até o ano que vem, implantarmos o microchip em todos os animais que forem castrados por nós — explica Pereira.

Joana Paes Leme , uma das coordenadoras da feira “Adote seu melhor amigo”, que acontece no primeiro e no terceiro domingo de cada mês, no Campo de São Bento, avalia de forma positiva as ações, mas ressalta que ainda há um longo caminho a ser percorrido:

— Estamos há muitos anos nessa luta, e, até então, não havia uma política pública de proteção animal e castração. O CCPAD virou referência para outros municípios, mas ainda há muito a fazer. É um projeto a longo prazo. O número de castração destinado aos protetores não atende à nossa demanda. Este mês, nos destinaram quatro apenas, mas temos de 15 a 20 animais para castrar mensalmente no nosso grupo..

Inscrições para castração

O CCPAD abre inscrições para castrações gratuitas em sua sede, no dia 17 deste mês. Serão distribuídas 500 senhas, a partir das 8h, na Travessa Luiz de Matos 105, no Fonseca. Os donos do animais devem levar identidade e comprovante de residência (original e cópia) para agendar dia e hora das cirurgias. Cada pessoa tem direito a até duas senhas, podendo castrar dois animais.

Fonte: O Globo


________________________________________

Notícias relacionadas:

09/07/2018 - Londrina terá Castramóvel para o controle de natalidade de animais
05/07/2018 - “Castramóvel”: Rio Claro receberá veículo para castração de cães e gatos
10/10/2017 - Campos do Jordão receberá o 4º Encontro de Parlamentares e Ativistas da Causa Animal – EPACA no dia 28 de outubro
05/09/2017 - Campanha de castração de animais no Distrito Federal abre mil vagas
05/09/2017 - Zoonoses de Valparaíso realiza evento de adoção de animais em 16 de setembro
19/11/2016 - Castração traz benefícios para o animal e evita abandono de filhotes
17/01/2016 - Atendimento gratuito para animais carentes em São Carlos/SP

Londrina terá Castramóvel para o controle de natalidade de animais

Veículo equipado será adquirido para realizar serviços de castração cirúrgica em animais domiciliados e semi-domiciliados

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciará processo licitatório para a aquisição de um Castramóvel, veículo que será utilizado em procedimentos de castração cirúrgica para o controle de natalidade de animais domiciliados e semi-domiciliados. O prefeito Marcelo Belinati assinou, na quinta-feira (5), o documento que autoriza a abertura de licitação. Trata-se de um trailer não-motorizado que será equipado para funcionar como um centro cirúrgico, cuja finalidade é realizar serviços de castração em todas as regiões do município, visando minimizar os impactos de abandono e maus-tratos aos animais.

Para adquirir o veículo, o Município terá à disposição um recurso de R$150 mil, viabilizados pela vereadora Daniele Ziober junto ao Governo Federal, por meio de emenda do deputado federal Osmar Bertoldi. Outros 80 municípios do Paraná também estão recebendo o Castramóvel.  Nos próximos dias, a licitação será encaminhada à Secretaria Municipal de Gestão Pública para os trâmites de contratação. O prazo de conclusão do processo será de 30 a 90 dias a partir da abertura.

Segundo a vereadora, juntamente com a ação de compra do Castramóvel estão sendo buscadas parcerias junto a universidades, clínicas e outras entidades para a realização dos serviços veterinários e de suporte aos animais, bem como de orientação a seus donos. “É uma grande realização a concretização do projeto do Castramóvel em Londrina, pois o controle de natalidade, o abandono e os maus-tratos aos animais representam uma importante questão de saúde pública. Vamos promover chamamentos públicos para credenciar, por regiões da cidade, protetores interessados em participar das ações. A ideia é levar o veículo para circular nos bairros fazendo plantões, com serviço divulgado para a população, que poderá levar seus animais para castrar”, contou.

A vereadora também informou que, além do serviço de castração cirúrgica, outro objetivo é tentar agregar à iniciativa, também por meio de parcerias, os serviços de vacinação e implantação de chip nos animais. “Contamos com a força da sociedade e o suporte da Prefeitura para buscarmos unir forçar em prol da causa animal. Atualmente, temos cerca de 60 mil animais abandonados e semi-domiciliados na cidade, sendo que nasce semanalmente uma média de 40 filhotes. A gestão do prefeito Marcelo vem mostrando sensibilidade e atenção desde o começo para a questão dos animais, e isso se concretiza mais uma vez com o apoio ao projeto”, acrescentou.

O prefeito Marcelo ressaltou que haverá um trabalho no sentido de consolidar parcerias para o desenvolvimento das atividades do Castramóvel. Ele informou que a Secretaria Municipal de Saúde irá disponibilizar um veículo para conduzir o trailer durante os atendimentos. “A causa animal nunca foi foco de políticas públicas efetivas em Londrina, normalmente quem cuida dos animais são os protetores e as ONGs, que fazem os trabalhos com grande amor e carinho. Desde o início do mandato, estamos dando força e instituindo diversas ações, dentro da legalidade, no sentido de criar políticas na área. Estamos à disposição para fazer Londrina crescer em todos os sentidos, e daremos suporte às boas iniciativas”, destacou.

O prefeito citou que, recentemente, foi criado o Fundo de Proteção aos Animais (FUPA), um Banco de Ração, e está em curso o projeto do Centro de Zoonoses e Bem-Estar Animal, entre outras medidas. “Não se trata apenas de amor e proteção aos animais, mas de uma importante questão de saúde pública”, defendeu.

O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado disse que a medida que viabiliza o Castramóvel é um grande avanço e um ganho relevante para Londrina. “A Secretaria de Saúde será responsável pelo comando técnico da condução do Castramóvel e dará força na busca de parcerias. Enxergo que a cidade, com a ação capitaneada pela vereadora Daniele Ziober, fortalece cada vez mais o ciclo de restauração da saúde pública com esta política voltada para a causa animal no controle da natalidade, que é de extrema importância”, frisou.



________________________________________

Notícias relacionadas:

05/07/2018 - “Castramóvel”: Rio Claro receberá veículo para castração de cães e gatos
10/10/2017 - Campos do Jordão receberá o 4º Encontro de Parlamentares e Ativistas da Causa Animal – EPACA no dia 28 de outubro
05/09/2017 - Campanha de castração de animais no Distrito Federal abre mil vagas
05/09/2017 - Zoonoses de Valparaíso realiza evento de adoção de animais em 16 de setembro
19/11/2016 - Castração traz benefícios para o animal e evita abandono de filhotes
17/01/2016 - Atendimento gratuito para animais carentes em São Carlos/SP

quinta-feira, 5 de julho de 2018

“Castramóvel”: Rio Claro receberá veículo para castração de cães e gatos


A vereadora Maria do Carmo Guilherme (MDB) formalizou pedido ao deputado federal Ricardo Izar (PP), solicitando emenda para a compra de um veículo “Castramóvel”.

O município conta com o serviço de castração gratuita que é feito pelo Centro de Controle de Zoonoses, porém um dos problemas identificados é o não comparecimento nas cirurgias já agendadas.

Por se tratar de uma unidade volante a intenção é facilitar aos donos de animais o acesso ao serviço.

“Após diversas conversas com protetores de animais e pessoas envolvidas com a causa animal, verificamos a necessidade de ter um “Castramóvel” em nosso município”, disse a vereadora.

“Infelizmente o abandono de animais é uma realidade, o controle populacional de cães e gatos tem que ser encarado como um trabalho de política pública. A castração é parte do trabalho feito para conscientização da posse responsável”.

A verba no valor de R$ 120 mil já está na conta da Fundação Municipal de Saúde, que será a responsável por abrir o edital para aquisição do veículo adaptado e equipado conforme as normas de saúde.

Para o deputado federal Ricardo Izar (PP), autor da emenda, o Castramóvel vem ao encontro das necessidades apresentadas pela vereadora Maria do Carmo Guilherme. “A cada R$ 1,00 investidos em políticas públicas de castração, economiza-se R$ 27,00 em saúde humana.”

Para atender as demandas será elaborado um cronograma de atendimento por regiões da cidade. O serviço não terá custo.



________________________________________

Notícias relacionadas:

10/10/2017 - Campos do Jordão receberá o 4º Encontro de Parlamentares e Ativistas da Causa Animal – EPACA no dia 28 de outubro
05/09/2017 - Campanha de castração de animais no Distrito Federal abre mil vagas
05/09/2017 - Zoonoses de Valparaíso realiza evento de adoção de animais em 16 de setembro
19/11/2016 - Castração traz benefícios para o animal e evita abandono de filhotes
17/01/2016 - Atendimento gratuito para animais carentes em São Carlos/SP