Animais resgatados estão sendo acompanhado por ONGs, que passarão por tratamento veterinário
![]() |
Pit bull encontrado machucado em rinha foi levado para abrigo onde recebe tratamento. Foto: Matheus Laiola |
A ONG Amigos de São Francisco resgatou 11 pitbulls que passarão por tratamento e socialização.
“Cada animal terá o custo de vacinas, exames, castração, remédios pós-operatórios e roupa para as fêmeas, fora ração e o custo de estrutura que estamos alocando para eles no nosso canil”, afirmou Gabriela Masson, fundadora da ONG.
Para ajudá-los nesta missão, o site Razões para Acreditar criou a vaquinha na VOAA. O valor é para custear o tratamento e a socialização (hospedagem e adestradores) dos cães. Site para contribuir: https://voaa.me/pit-bulls-rinha?_ga=2.126959565.1591299223.1576957488-431387987.1576957484.
A ONG Fica Comigo está fazendo testes de socialização com os cães e os colocará em lares temporários depois que o tratamento de saúde for finalizado - todos os cachorros já foram castrados. Nas entrevistas para lar temporário, das 120 pessoas entrevistadas pela presidente do Instituto, Carla Negochadle, apenas uma foi considerada adequada para abrigar um dos animais.
"Apareceu muita gente sem experiência e precisamos ser criteriosos, a pessoa tem que ter estrutura e saber dos cuidados com os pitbulls". Três adestradores já se voluntariaram para trabalhar no resgate da sociabilidade com outros cachorros.
Para ajudar contribua com algum valor na conta corrente da ONG Banco Itaú. Ag. 3705 - CC. 16254 7, em nome do Instituto Fica Comigo, CNPJ: 24.688.523/0001-30.
Para ajudar contribua com algum valor na conta corrente da ONG Banco Itaú. Ag. 3705 - CC. 16254 7, em nome do Instituto Fica Comigo, CNPJ: 24.688.523/0001-30.
O protetor animal Alessandro Desco, que resgatou parte dos pit bulls utilizados em rinha de cães em Mairiporã, também precisa de ajuda para cuidar dos cães, que estão muito debilitados.
As ações emergenciais em relação aos animais são tratamento e socialização, para só depois passar para a etapa de adoção. Além dos pit bulls de Mairiporã, Desco pegou mais oito animais em Itu, mas não conseguiu resgatar mais, como explicou no vídeo abaixo (link: https://www.instagram.com/p/B6KgPf6p0wc/).
Da primeira leva de animais, resgatados em Mairiporã, a situação mais grave é a de Boston, que está com apenas 16 quilos, feridas pela boca e muita febre. Pela dificuldade de alimentação, ele precisa de ração especial.
Especializado no cuidado com os pit bulls, Desco avisou em suas redes sociais que o trabalho até que os animais possam ser adotados é grande e pode demorar bastante, dependendo da personalidade de cada cachorro. Por isso, mais do que oferta de adoção ou lar temporário, ele precisa de ajuda financeira, por meio da 'vaquinha online' e depósito em conta: https://www.kickante.com.br/campanhas/resgate-pits-da-rinha-mairipora.
Além dos tratamentos de saúde, os custos com banhos, socialização, passeios, anti-pulgas e outros ficam em torno de R$ 1.000 por mês, calcula ele.
![]() |
Boston, um dos animais resgatados por Desco em Mairiporã / Reprodução/Instagram |
Continue ajudando nos meses seguintes, essas e outras ONGs e abrigos, inclusive de sua cidade. Das várias formas de ajudar, pode ser doando material de limpeza, medicamentos veterinários, ração (de ração normal à ração especial - para filhotes, animais com diabetes, animais castrados), areia higiênica, fralda para cachorro. Ajudando a divulgar os cartazes de feiras de adoção, cartazes de animais para adoção ou perdidos/encontrados.
Outra forma de ajudar é denunciando casos de abandono ou maus tratos. Resgatando, oferecendo lar temporário, evitando fugas e castrando seu animal de estimação. Muitos abrigos estão com superlotação e dívidas. E nem todos os animais na ria fora abandonados ou nasceram na rua. Seja responsável! 😏
Sites das ONGs:
Amigos de São Francisco: http://amigosdesaofrancisco.com.br/
Instituto Fica Comigo: https://www.facebook.com/InstitutoFicaComigo/
Instituto Fica Comigo: https://www.facebook.com/InstitutoFicaComigo/
Projeto Pit’s Ales: https://www.facebook.com/AlesPitBullsTeam/
Fotos: Divulgação/PCPR
Fontes: BBC, Ideia Delas Portal, Jornal Metro e Razões para Acreditar
________________________________________
Notícias relacionadas:
20/12/2019 - ONG que salvou pitbulls de “rinha” em Itu (SP) precisa de ajuda para cuidar dos cães (Razões Para Acreditar)
20/12/2019 - O Projeto Pit’s Ales ,que resgata pit bulls em situação de risco, precisa de ajuda para cuidar dos cães resgatados nas rinhas (Ideia Delas Portal)