O tosador profissional Mark Imhof, de 47 anos, visita ao Abrigos de animais na cidade de Nova Iorque (Animal Care Centers of NYC) duas a quatro vezes por semana para dar um novo visual aos pets gratuitamente.
"Esses cães de abrigo têm medo e só querem ser aceitos", disse Imhof ao The Huffington Post (2016). "Eu estou tentando dar um pouco de seu auto-respeito de volta."
Ele também gosta de ver os cães se transformarem completamente depois de terem sido preparados.
"Eles são muito mais livres e felizes", disse ele. “O olfato deles é mais forte, então eles gostam quando o pêlo sujo e emaranhado sai deles.”
A ideia de preparar cães de abrigo chegou a Imhof após um trabalho de consultoria. Ele estava em busca de uma carreira mais gratificante quando sua namorada mostrou o quanto ele gostava de estar perto de seus quatro cachorros, dois dos quais são pit bulls resgatados.
Foi quando Imhof se lembrou de como o casal percebeu inicialmente um dos pit bulls. Eles tinham visto fotos dela no grupo de resgate, a página da Susie's Senior Dogs no Facebook e se apaixonaram por seu lindo rosto de cachorro. Mas quando eles foram encontrá-la no abrigo, foi uma vibe completamente diferente.
"Minha namorada quase não a escolheu porque parecia tão quebrada na vida real", admite Imhof. Mas a tristeza do filhote agitou algo no casal e eles decidiram levá-la para casa.
“Quando eu a banhei depois que a adotamos, a sujeira acabou de soltá-la em pedaços. Nós pensamos: "Não seria legal se alguém pudesse ir aos abrigos e ajudar os cães a ficarem melhor?", disse ele.
E foi isso. No dia seguinte ao término da consultoria em Imhof, em outubro, ele foi para a Academia Americana de Tosa de Animais de Estimação, em Nova York. No dia seguinte, ele estava na aula. Em novembro de 2015, ele foi certificado e iniciou seu próprio negócio, The Dog Guy.
Desde que começou, Imhof já preparou quase 100 cães, 50 dos quais foram filhotes de abrigo - jovens e idosos. Embora ele tenha um ponto fraco por cães idosos.
"Acho que os idosos são negligenciados porque as pessoas acham que os filhotes são fofos - e eles são - mas os idosos geralmente já são treinados. Os Centros de Cuidado Animal de NYC têm uma avaliação comportamental e trabalham para ajudar os cães a se assimilarem", disse ele.
No que diz respeito à sua decisão de iniciar seu próprio negócio, Imhof não se arrepende e descobre que o cão está se divertindo.
"Se você ama o que faz, trabalho não é trabalho."